A região sul é a menor das regiões do Brasil, é formada por três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É a única região localizada fora da zona tropical com mudanças nítidas das estações. O relevo tem a predominância de um vasto planalto com poucas elevações.
A população urbana da região sul tem aumentado últimos anos, tendo dois grandes centros urbanos Porto alegre e Curitiba. A industria começou a se desenvolver nas ultimas décadas principalmente no Rio grande do sul, na região de Criciúma ficam praticamente todas as reservas de carvão exploradas no Brasil. As cachoeiras e as bacias hidroelétricas instaladas no sul são um ótimo recurso.
A região sul propriamente dito é um grande pólo turístico, econômico e cultural, com grande influencia européia principalmente italiana e germânica. A região apresenta índices sociais muito acima da média brasileira e das demais regiões em vários aspectos: possui maior IDH do Brasil, a região também é a mais alfabetizada(mesmo este índice decaindo nos últimos anos) e possui a menor incidência de pobreza. Sua historia é marcada pela grande imigração européia, pela guerra dos farrapos e mais recentemente mela revolução federalista.