Relevo, Clima, Hidrografia e Vegetação;




O relevo da região é dominado, em sua maior parte, pelo planalto, algumas planícies e a campanha gaúcha. O planalto é dividido em Planalto Atlântico ou Cristalino e o Planalto Meridional que é subdividido em Planalto arenito-basáltico e Depressão periférica. 
  • O planalto Cristalino ocupa grande parte do Paraná, onde forma a Serra do Mar e uma pequena parte de Santa Catarina. 
  • O Planalto Meridional ocupa a maior parte da região Sul, com extensões de arenito e basalto, sendo dividido em duas partes:
  1.  Planalto Arenito-basáltico: Acidente geográfico onde a diferença de resistência entre o basalto e o arenito forma ''cuestas'', mais conhecidas na região como serras. Um exemplo é a Serra Geral em Santa Catarina; 
  2.  Depressão Periférica: É uma área estreita e rebaixada com nome de planalto dos Campos Gerais no Paraná, e Depressão Central, no Rio Grande do Sul. 

    O clima da região é o subtropical, exceto pelo norte do Paraná onde predomina o clima tropical. Com grandes variações de temperatura, é a região mais fria do país onde, durante o inverno ocorre geadas, e em algumas localidades como a região central do Paraná, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pode ocorrer até neve. As estações do ano são bastante diferenciadas e as chuvas caem sobre toda a região com uma certa regularidade durante todo o ano, mas no norte do Paraná elas se concentram no verão. 

                                                                   

    A região possui duas importantes bacias hidrográficas: Bacia do Rio Paraná, onde está situada a Usina Hidroelétrica de Itaipu na divisa do Brasil com o Paraguai, e a Bacia do Rio Uruguai. A hidrografia pode ser dividia em: Região hidrográfica da bacia do rio Uruguai, Região hidrográfica da bacia do Guaíba e Região hidrográfica das bacias do Litoral.


    A vegetação do Sul é bastante diversificada, apesar de ser lembrada pela Mata de araucária e os Pampas gaúchos. A Mata de Araucária, hoje em dia bastante devastada devido principalmente pela expansão agrícola e desmatamento, está situada nas partes mais altas dos planaltos, onde pode-se encontrar o pinheiro-do-Paraná, imbuia e a erva-mate, plantas características desse tipo de vegetação. 

    Existem grandes expansões de campos na região, os campos meridionais, que são divididos em Campos de planaltos que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do Sul e os Campos da campanha situados nos pampas gaúchos com vegetação de coxilhas e ervas rasteiras. 
    No litoral da região existe a vegetação costeira com mangues, praias e restingas que se assemelham a outras regiões do Brasil. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário